Câmara Municipal das Lajes das Flores

Loading

Notícias

Recuperação do moinho de água da Alagoa

Sexta, 19 de Setembro de 2014

Recuperação do moinho de água da Alagoa

A Câmara Municipal das Lajes está a executar obras de restauro de um dos principais marcos turísticos e culturais do nosso concelho, o Moinho de Água da Alagoa, situado na Ribeira da Alagoa junto à Estrada Regional na freguesia da Fajãzinha.
Existente há mais de um século, datado de 1869, o Moinho de Água da Alagoa é um dos poucos moinhos existentes na ilha que ainda se encontra em funcionamento e aberto para visitas. Detentor de um duplo engenho, o Moinho da Alagoa labora através do aproveitamento da força da água da Ribeira da Alagoa, moendo grão para as diversas localidades da ilha. A Câmara Municipal está a executar um trabalho de recuperação ao Moinho, cuja cobertura se encontrava em avançado estado de degradação. Os trabalhos consistem essencialmente em obras de reparação da cobertura, nomeadamente a colocação de uma cobertura nova, que incluiu uma tela de impermeabilização, reabilitação dos mecanismos e do engenho de moer, bem como obras de reparação no seu interior.
Esta intervenção no Moinho permitirá que os visitantes possam conhecer de perto o processo de moagem tradicional, bem como a conservação do nosso património natural e do património construído e serve de testemunho paisagístico, social e económico de um passado recente das nossas terras que é imprescindível salvaguardar, apostando no desenvolvimento de um turismo de natureza de qualidade, não agressor do meio-ambiente e complementar da proteção da paisagem e da arquitetura tradicional da nossa ilha.

Retroceder

Documentos

Consultar Arquivo

O tempo nas flores

Projecto Climaat - Webcam
Webcam Projeto Climaat
Spot Azores
Spot Azores