Câmara Municipal das Lajes das Flores

Loading

Notícias

Lajes das Flores vai continuar a ser único concelho do país sem 3.º ciclo do ensino básico

Domingo, 17 de Junho de 2012

Lajes das Flores vai continuar a ser único concelho do país sem 3.º ciclo do ensino básico

O concelho das Lajes das Flores, o mais ocidental da Europa, vai continuar a ser o único do país sem o terceiro ciclo do ensino básico, depois da sua criação ter sido rejeitada pela Assembleia Legislativa dos Açores.
O projeto de resolução apresentado pelo PCP para a criação do terceiro ciclo do ensino básico na Escola das Lajes das Flores recebeu os votos favoráveis do PCP, PSD, BE e PPM, mas foi rejeitado com os votos contra do PS e CDS-PP.
Aníbal Pires, do PCP, justificou a iniciativa salientando que “o número de alunos (que deveria abranger) é reduzido, mas existe”.
A necessidade de evitar a deslocação destes alunos todos os dias para a escola no vizinho concelho de Santa Cruz das Flores e a importância de contribuir para que as Lajes das Flores mantenham o seu nível de população foram outros dos argumentos apresentados.
Argumentos que não convenceram José Gabriel Eduardo, do PS, que salientou o facto de o Conselho de Ilha das Flores não se ter pronunciado a favor desta medida e de a escola ter considerado “que o reduzido número de alunos não viabiliza a abertura do terceiro ciclo”.
José Gabriel Eduardo, que foi eleito pelo círculo das Flores, frisou que atualmente estão a terminar o segundo ciclo do ensino básico apenas 16 alunos nas Lajes das Flores.
Por seu lado, Paulo Rosa, do CDS-PP, também eleito pelo círculo das Flores, apesar de reconhecer que as Lajes das Flores “são o único concelho do país que não tem terceiro ciclo do ensino básico”, defendeu que a proposta do PCP “não tem validade pedagógica”.
A secretária regional da Educação, Cláudia Cardoso, considerou que “não há viabilidade, nem interesse” na criação do terceiro ciclo do ensino básico nas Lajes das Flores.
“A curto e médio prazo, não se justifica”, frisou.

Fonte: Escrito por Silvia Aguiar do Diário dos Açores

Retroceder

Documentos

Consultar Arquivo

O tempo nas flores

Projecto Climaat - Webcam
Webcam Projeto Climaat
Spot Azores
Spot Azores