Câmara Municipal das Lajes das Flores

Loading

Notícias

XII Dia do Agricultor

Segunda, 09 de Julho de 2012

XII Dia do Agricultor

A agricultura implica muito mais do que a produção de culturas e a criação de animais destinados à alimentação. A complexidade da profissão de agricultor obriga ao desempenho de muitos papéis e, para a maioria dos agricultores, representa também um modo de vida.
A principal ocupação dos agricultores consiste na produção de géneros alimentícios. Para tal, seguem tradições antigas conjugadas com a ciência e as tecnologias modernas no intuito de oferecer produtos alimentares de alta qualidade a um preço acessível.
Isto implica a utilização de competências tradicionais aliadas a conhecimentos técnicos e ao talento comercial. Os agricultores recorrem cada vez mais às tecnologias da informação, um auxiliar precioso na produção e nos esforços de comercialização dos produtos.
A estas capacidades os agricultores têm de juntar cada vez mais a gestão das terras agrícolas e o domínio das questões ligadas ao ambiente. Nos últimos anos, foi-lhes exigida a introdução da segurança alimentar num reportório que já contemplava a saúde e o bem-estar dos animais. Duvida-se que qualquer outra ocupação exija de um profissional um âmbito tão vasto de competências.
Assim a informação e a divulgação agrária estão na base das ações que devem promover um desenvolvimento que assegure a correta utilização dos recursos, melhores rendimentos e a valorização do nosso mercado agrícola. No pressuposto destas acções realizar-se-á o Dia Aberto - 12º Dia do Agricultor da Ilha das Flores.






PROGRAMA

10.00 Horas - Abertura

10.15 Horas - Apresentação de Temas Técnicos

• Interesse Fertilizante dos Resíduos Orgânicos das Explorações Agropecuárias – Eng.º Hernâni Borges
• Medidas de Apoio às Produções Agrícolas Locais – Principais Alterações – Eng.º Rigoberto Gomes
• Alimentação e Maneio de Bovinos de Carne – Eng.ª Alice Ramos
• Plano Global de Sanidade Animal – Doenças da Produção:        Paratuberculose e Neosporose Bovina – Méd. Vet. Dércio Silveira
• Experimentação: Pastagens Permanentes – Eng.º Gabriel Calado

12.30 Horas – Almoço convívio com os agricultores e demais participantes
14.00 Horas – Atuação da Tuna 691 Agrupamento de Escuteiros de Santa Cruz das Flores
15.00 Horas – Atribuição dos prémios dos concursos técnicos
15.30 Horas – Mostra de Bovinos

* Programa sujeito a alterações

Retroceder

Documentos

Consultar Arquivo

O tempo nas flores

Projecto Climaat - Webcam
Webcam Projeto Climaat
Spot Azores
Spot Azores