Câmara Municipal das Lajes das Flores

Loading

Notícias

RESTAURO DA VIGIA DA BALEIA DA CALDEIRA - Fazenda

Quarta, 22 de Agosto de 2012

RESTAURO DA VIGIA DA BALEIA DA CALDEIRA - Fazenda

O Município das Lajes das Flores tem grande tradição no que se refere à Caça à Baleia. Nos tempos áureos desta actividade, existiam neste concelho diversas Vigias da Baleia, de onde partia o primeiro sinal para a caça a mais um exemplar.
Passados que são cerca de 30 anos desde a proibição da Caça à Baleia, essas vigias estão praticamente abandonadas, tendo-se degradado cada vez mais a cada ano que passa.
Com a finalidade de preservar os marcos visíveis dessa actividade, pretende a Câmara Municipal das Lajes das Flores dar alguma dignidade a esses locais, não só procedendo ao restauro das Vigias existentes, bem como embelezando a sua envolvente mais próxima. Com este trabalho pretende-se fomentar a visita àqueles locais, para que nas gerações actuais e vindouras se mantenham vivas as memórias de uma actividade tão importante no seu tempo.
A primeira Vigia da Baleia a ser intervencionada será a Vigia da Caldeira, na Freguesia da Fazenda.
O edifício existente será completamente restaurado, o espaço exterior envolvente levará calçada portuguesa, e será criado um lugar de estacionamento.
Na zona da calçada será implantada uma baleia, bem como os pontos cardeais, aludindo-se assim à actividade outrora ali existente.

Retroceder

Documentos

Consultar Arquivo

O tempo nas flores

Projecto Climaat - Webcam
Webcam Projeto Climaat
Spot Azores
Spot Azores