Câmara Municipal das Lajes das Flores

Loading

Notícias

Recolha seletiva de resíduos começou há seis meses

Terça, 02 de Outubro de 2012

Recolha seletiva de resíduos começou há seis meses

 

Passados seis meses do início da recolha seletiva dos RSU - Resíduos Sólidos Urbanos, estamos todos de parabéns, porquanto o trabalho da Câmara Municipal e dos Munícipes resultou em benefício de todos, contribuindo assim para que a ilha das Flores evolua e seja cada vez mais Reserva da Biosfera.

No entanto temos a noção de que existem Munícipes que ainda não fazem a separação dos resíduos, o que prejudica o Município não só quanto aos objetivos a que se propôs, mas também futuramente na fatura a pagar por cada tonelada de resíduos indiferenciados entregues no CPR – Centro de Processamento de Resíduos das Flores.

Apelamos pois à consciência daqueles que ainda não se propuseram a colaborar com o Município das Lajes.   

Neste Boletim Informativo, aproveitamos mais uma vez para apresentar alguns exemplos ilustrados “Do Velho se Faz Novo”, bem como “Regras de Separação”, avivando assim a memória dos Munícipes, para que não se perca o entusiasmo da separação dos RSU.

Chamamos porém à atenção para alguns pormenores que normalmente ocorrem por falta de atenção na separação dos resíduos, nomeadamente no Vidro:

No contentor VERDE, só deve conter apenas e somente vidro. As tampas metálicas ou plásticas dos frascos do café, da tomatada, dos temperos, das azeitonas, da maionese, das garrafas do azeite, etc… etc…, deverão ser retiradas das respetivas embalagens de vidro e colocadas no contentor Amarelo. Não esquecer – NO VERDE É SÓ VIDRO.

No contentor AMARELO, as embalagens de plástico e de metal deverão ser colocadas soltas e espalmadas no contentor e não ensacadas, por forma a rentabilizar o espaço no próprio contentor. Igualmente não se deve comprimir muito estes resíduos, porquanto têm tendência para aderirem às paredes do contentor, principalmente os plásticos, dificultando a tarefa da descarga.

No contentor AZUL, apenas se depositam papéis e cartões limpos. As caixas de pizza (sem gordura) deverão ser colocadas neste contentor.

Relembramos as datas de recolha deste resíduo:

Lajes, Fazenda e Lomba: 11 e 25 Out, 8 e 22 Nov, 13 e 27 Dez;

Do Lajedo até à Fajã Grande: 4 e 18 Out, 1 e 15 Nov, 6 e 20 Dez.

Não esquecer que, quando coincidir um feriado no dia da recolha seletiva, esta será feita no dia útil anterior. 

Quanto aos resíduos Indiferenciados, brevemente passarão a ser entregues no CPR - Centro de Processamento de Resíduos das Lajes, acabando assim a deposição em definitivo na lixeira do mato, dando-se início à selagem da mesma.

Aproveitamos esta oportunidade para lembrar os Munícipes que deverão, dentro do possível, utilizar todos os detritos orgânicos para compostagem nos seus próprios quintais e reciclagem por parte dos seus animais domésticos.

Para conhecimento geral, deixamos aqui os valores dos quantitativos respeitantes aos RSU recolhidos separadamente e entregues no CPR desde a passada Primavera, sendo que a pesagem só se iniciou no mês de Julho.   

 

Julho 2012Agosto 2012Setembro 2012
Kg depositados no CPR 12900 18840 17040
Plastico 19.71% 17.48% 20.56%
Papel/Cartão 16.74% 16.86% 15.00%
Vidro 39.09% 51.70% 43.13%
Metais 9.33% 3.95% 8.47%
Outros materiais 15.15% 10.00% 12.84%

Retroceder

Documentos

Consultar Arquivo

O tempo nas flores

Projecto Climaat - Webcam
Webcam Projeto Climaat
Spot Azores
Spot Azores