- O Concelho
- Regulamentos
- Área Social
- Ambiente e Águas
- Arquivo
- Associação de Municipios do Grupo Ocidental
- Conselho Municipal de Juventude
- Contratação Pública
- Educação, Cultura, Desporto
- Empresa Municipal - Ocidental Mais
- Informação do Município
- Ordenamento do Território e Urbanismo
- Projectos Co-Financiados
- Proteção Civil
- Sector dos Recursos Humanos
- Turismo
- Veterinária
- XXXIV Festa do Emigrante 2019
Notícias
Exportação de resíduos já acontece
Quinta, 15 de Novembro de 2012

Após anos e anos de deposição do lixo em aterros, a ilha das Flores actualmente já evidencia ter virado esta página negra de desrespeito ambiental. Desde a inauguração do Centro de Processamento de Resíduos (CPR) e da recolha seletiva por parte dos dois concelhos, deixaram de ser enterradas toneladas de materiais que não tinham qualquer aproveitamento e que conspurcavam o solo florentino.
A realidade hoje é bem diferente pois estamos na vanguarda do que se faz bem em termos do destino que damos aos resíduos que produzimos. Os resíduos são recolhidos, triados e finalmente reunidos em grupos distintos de acordo com as suas caraterísticas. Assim sendo, possibilitamos a reutilização desses mesmos produtos vezes sem conta, o que se traduz numa redução significativa: de extração de recursos naturais; dos custos de fabrico e finalmente da poluição que produzimos.
Os números que temos para apresentar são prova do sucesso da reciclagem na ilha das Flores - desde o início de julho até ao momento foram recolhidos 68.200 Kg de resíduos (só no concelho das Lajes), dos quais, já foram exportados em outubro 23 toneladas de vidro e estão prontos a serem expedidos aproximadamente 50-60 toneladas de papel e plástico.
As pessoas interessadas poderão visitar o CPR no próximo sábado, dia 17, pelas 15H00 e ficar a conhecer os diferentes processos de valorização e tratamento de resíduos. Para tal, basta contatar o Parque Natural da Ilha das Flores pelo telefone 292 207390.
Clique aqui para ver as fotos disponíveis