Câmara Municipal das Lajes das Flores

Loading

Notícias

Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos

Quarta, 11 de Abril de 2012

Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos

  Com o início da Primavera, no passado dia 21 de Março depositou-se pela primeira vez na Central de Processamen-to de Resíduos Sólidos Urbanos das Lajes, as embalagens de plástico e de metal recolhidas nos ecopontos amarelos provenientes das freguesias da Lomba, Fazenda, Lajedo, Mosteiro e da Fajãzinha, bem como do vidro depositado nos ecopontos verdes, seguindo-se a deposição do papel e do cartão limpo recolhidos dos ecopontos azuis.

O resultado da campanha porta a porta e das sessões de esclarecimento efetuadas nas freguesias atrás enunciadas, demonstrou que os munícipes estavam atentos à matéria apresentada, estando empenhados na tarefa de separação dos resíduos, contribuindo assim para a melhoria do ambiente da nossa ilha - Património da Biosfera.

Aproveitando esta oportunidade, deixamos aqui alguns exemplos das boas práticas para uma separação correta dos resíduos nos respetivos ecopontos, assim como a publicação de algumas fotos elucidativas da recolha seletiva dos resíduos sólidos urbanos e da sua deposição, que deixou de ser na lixeira a partir daquela data.

Os resíduos que não sejam embalagens não deverão ser colocados no ecoponto amarelo, como por exemplo: copos, loiças ou utensílios de cozinha e caixas de madeira. Estes resíduos devem ser colocados no contentor dos INDIFERENCIADOS/ORGÂNICO (cor cinzento nalgumas freguesias). Os eletrodomésticos serão recolhidos juntamente com o “lixo grado” na primeira quarta-feira de cada mês; as caixas e as carteiras dos medicamentos usados, bem como todos os medicamentos fora de prazo, deverão ser entregues nas FARMÁCIAS.

Existem alguns resíduos que devido à sua natureza suscitam algumas dúvidas, como por exemplo as embalagens denominadas por “Tetra Pak”, como os pacotes do leite, dos sumos, das natas e de outros produtos usados em culinária com embalagem semelhante, que são feitas de papel e plástico, em que apenas duas das seis camadas que as compõem são de papel, devendo por isso serem colocadas no ecoponto AMARELO.

Outra prática incorreta que temos verificado neste primeiro mês de recolha seletiva nalgumas freguesias, é a deposição das embalagens de vidro ou do papel limpo dentro de sacos plásticos, devendo estes resíduos serem colocados soltos dentro dos respetivos ecopontos VERDE e AZUL, sendo que os plásticos irão sempre para o ecoponto AMARELO.

A deposição dos papéis sujos tais como, papel de cozinha, guardanapos, toalhas e toalhetes, lenços, papel higiénico, caixas com gordura (da pizza p.exp.), fraldas e pensos higiénicos, deverá ser feita nos ecopontos dos INDIFERENCIADOS/ORGÂNICO e nunca no ecoponto Azul.  

Para finalizar, chamamos mais uma vez à atenção para os dias da recolha seletiva:

Segundas e sextas-feiras: indiferenciados/orgânico;

Quartas-feiras: plástico/metal e vidro – AMARELO e VERDE

Quintas-feiras, quinzenalmente: papel/cartão limpos - AZUL

Primeira quarta-feira do mês: eletrodomésticos e “lixo grado”

A separação dos resíduos é um dever de todos nós… e o Ambiente agradece!

Ver Imagens

Retroceder

Documentos

Consultar Arquivo

O tempo nas flores

Projecto Climaat - Webcam
Webcam Projeto Climaat
Spot Azores
Spot Azores