Câmara Municipal das Lajes das Flores

Loading

Notícias

Associação Reinventar Ilhas Apresenta Concerto De Carlos Kabeção

Segunda, 08 de Maio de 2017

Associação Reinventar Ilhas Apresenta Concerto De Carlos Kabeção

Incluído no Azores Fringe Festival 2017 nas Flores , a Associação Reinventar Ilhas apresenta o concerto de Carlos Kabeção no dia 10 de Junho pelas 21h00 no Valzinho.

A entrada será gratuíta e se o tempo permitir, o concerto será ao ar livre.

A Associação convida toda a população e recomenda que cada espectador traga uma almofada e manta para o seu conforto.

 

"Carlos Rodrigues aka Kabeção é um músico português entusiasta e apaixonado pela World Music e pelo som do Handpan. Um artista com uma sensibilidade rara que transmite tranquilidade e serenidade através do leve toque da palma das mãos e dos dedos neste instrumento musical de origem suíça.

O talento de Kabeção é reconhecido mundialmente, sendo considerado um dos melhores tocadores de Pantam do mundo e um dos pioneiros em Portugal.
Já apresentou-se em diversos palcos como Fundação Gulbenkian Proximo Futuro, Milano Handpan Festival na Itália, por três vezes no HangOut e Ashville Percussion Festival nos Estados Unidos, Pantam Festival 2016 em Israel, Le Rêve de l´Aborigène 2015 em França, BOOM Festival em Portugal..., entre outros.

A cada espetáculo que realiza Kabeção conquista a admiração do público, deixando-os fascinados e encantados com a sua musicalidade. O magnífico som produzido pelo Handpan nos conduz a uma viagem de bem-estar, paz e relaxamento. 

Sobre o Hang/Handpan/Pantam:
O Hang é um instrumento musical da classe idiofónica criado por Felix Rohner e Sabina Schärer (PanART - nome da companhia) em Berna na Suiça, no ano 2000. Este novo instrumento é relativamente fácil de tocar, e possui um som extremamente orgânico e mágico.
O Hang é composto por dois hemisférios (meias chapas de aço nitradas) coladas juntas pelas bordas, deixando o interior oco e criando um formato "ovni". O lado "Ding" e o lado "Gu". O lado "Ding" possui 8/9 membranas cada uma com um tom diferente, que em conjunto forma uma escala musical, esta pode ser maior, menor, pentatónica, arábica, celta entre outras. Este lado "Ding" é inspirado no instrumento das Caraíbas, o Steel Pan ou Steel drum e noutro instrumento da Indonésia, Gamelan. O lado Gu" possui um "bass port", inspirado no instrumento de percussão indiano o "Gatam".
Actualmente existem outras companhias a criar o instrumento com a ideia da Panart, mas cada instrumento é único dependendo do fabricante, pois a liga metálica, todo o processo de criação e afinação são diferentes. A estas réplicas podemos chamar "Handpan" ou "Pantam", claro que cada marca poderá ter o seu nome próprio para o seu instrumento ou não. Podemos encontrar companhias como: EchoSound Sculpture "Asachan", Patheon Steel "Halo", Bellart "Bells", Ayasa, SPB, SpaceDrum, Saraz. E cada uma destas tem o seu instrumento com as suas próprias diferenças e pormenores.

A Entrada é gratuíta.

Retroceder

Documentos

Consultar Arquivo

O tempo nas flores

Projecto Climaat - Webcam
Webcam Projeto Climaat
Spot Azores
Spot Azores