Câmara Municipal das Lajes das Flores

Loading

Notícias

Dia Internacional da Prematuridade

Sexta, 16 de Novembro de 2018

Dia Internacional da Prematuridade

Dia 17 de Novembro, celebra-se o Dia Internacional da Prematuridade e em Portugal gerou-se uma onda de sensibilização para esta problemática. Hoje o nosso país veste roxo. As autarquias colocam a faixa roxa da prematuridade ou iluminam um edifício do seu município de roxo/ lilás, tal como os corpos de bombeiros de cada cidade.

 1 em cada 10 bebés que nasce em todo o mundo é prematuro, o que perfaz cerca de 15 milhões de crianças. Os últimos dados estatísticos mostram que, em Portugal, a taxa de prematuridade, em 2000, era de 5,9% e em 2015 de 8%.

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a prematuridade é a principal causa de morte neonatal e infantil devido a prematuridade extrema/ prematuros de muito baixo peso e a sequelas graves, respetivamente. Dados de 2015 comprovam isso mesmo com o registo de 1 milhão de mortes em crianças com menos de 5 anos e 4 milhões de mortes nos primeiros 28 dias de vida.

 Juntemo-nos a estes guerreiros na divulgação da prematuridade e na procura de respostas para aqueles que carregam consigo o “peso” de um nascimento prematuro. Hoje todos estaremos a ajudar… apenas vestindo de roxo.

Retroceder

Documentos

Consultar Arquivo

O tempo nas flores

Projecto Climaat - Webcam
Webcam Projeto Climaat
Spot Azores
Spot Azores