Câmara Municipal das Lajes das Flores

Loading

Notícias

Relatório da Auditoria revela que a dívida da Câmara aumentou 800 por cento em menos de dois anos

Quinta, 19 de Junho de 2014

Relatório da Auditoria revela que a dívida da Câmara aumentou 800 por cento em menos de dois anos

A auditoria às contas da autarquia, que surge na sequência da abstenção do Partido Socialista aquando da votação de um empréstimo, em Agosto de 2013, revela que, de facto, a situação financeira do Município é bastante mais grave que o que era conhecido, tendo o endividamento aumentado mais de 800% entre Janeiro de 2012 e Outubro de 2013, sendo que o valor total das contas a pagar nessa data ultrapassava os 3.4 milhões de euros.

A auditoria veio ainda confirmar que era totalmente inviável a contração do empréstimo solicitado em Agosto de 2013, uma vez que os fundos disponíveis eram negativos, o que implicaria a não autorização pelo Tribunal de Contas.

O relatório, que será encaminhado para a Inspeção Regional da Administração Pública (por decisão aprovada em reunião da Camara Municipal), refere que a prática do anterior executivo evidencia um forte presidencialismo, com intervenção a todos os níveis, nomeadamente o da gestão da contabilidade. Neste sentido verificava-se um enorme desfasamento entre a informação reportada e a situação real, ou seja, a subavaliação dos valores do passivo, das contas a pagar e dos pagamentos em atraso. 

As irregularidades detectadas têm graves consequências para a autarquia, nomeadamente a retenção de verbas até a um montante aproximado de 1 milhão e 272 mil euros. 

O relatório refere ainda que a obrigação de redução dos níveis de endividamento, desde logo forçada pelo montante das reduções a que o Município está sujeito, remeterão este para níveis de funcionamento mínimo, já que ficará impedido de lançar novas despesas com significado, pelo menos na primeira metade do atual mandato.

Poderá consultar aqui o relatório na íntegra.

Relatório da Auditoria revela que a dívida da Câmara aumentou 800 por cento em menos de dois anos Retroceder

Documentos

Consultar Arquivo

O tempo nas flores

Projecto Climaat - Webcam
Webcam Projeto Climaat
Spot Azores
Spot Azores