Câmara Municipal das Lajes das Flores

Loading

Notícias

Município candidata "Construção do Museu Municípal" ao Proconvergência

Terça, 15 de Maio de 2012

Município candidata  "Construção do Museu Municípal" ao Proconvergência


Transcrição da Memória Descritiva do projecto:


"1.INTRODUÇÃO


Refere-se a presente memória descritiva ao Projeto de Arquitetura de construção do Museu das Lajes das Flores que a Câmara Municipal das Lajes das Flores pretende levar a efeito nas Lajes das Flores.


2. PROPOSTA


"...As ribeiras precipitam-se lá de cima, do planalto, correndo e caindo nos pulos e escavando a terra até encontrarem o leito de lajedo, quase sempre apertadas entre ribanceiras e revestidas de incenso ou faia..." in "As ilhas Desconhecidas" de Raúl Brandão.


São inúmeras as ribeiras e quedas de água que pontuam a paisagem da ilha das Flores, tornando-as num ex-libris de imensa beleza natural. A água das nascentes, que se precipita pelos vales e penhascos em direção a uma lagoa ou ao mar, em tempos idos, era encaminhada por levadas e aquedutos para vir abastecer o concelho.
A conservação, difusão e exposição dos testemunhos desses tempos foi o mote que originou a construção do museu das Lajes das Flores, que se pretende, a par do largo da câmara municipal e da igreja matriz, constituir um pólo da vida urbana da população.
A arquitetura do novo edifício também é reflexo disso. A nível visual, pela sua forma contemporânea, destaca-se em relação aos edifícios envolventes, marcando o presente. Sendo constituído por um único volume que se “quebra” para assentar no terreno, fica pousado sobre os arcos de um aqueduto. O elemento água é também presença no exterior, junto à entrada principal, com um tanque que se desdobra em cascatas.
O movo museu alberga diferentes espaços expositivos e de serviços, integrando auditório, salas de exposições temporárias e permanentes, biblioteca, área administrativa, arquivo, zona técnica, cafetaria e esplanadas exteriores, entre outros, com o intuito de servir a sociedade e contribuir para o seu bem estar e desenvolvimento."


O investimento previsto para a "Construção do Museu Municípal"  ronda os 1.389.000 €.
A candidatura deste projecto a fundos do Proconvergência aconteceu, no dia 30 de abril. Na eventualidade do projecto ser aprovado, o Proconvergência comparticipa com 85% do valor total.

Retroceder

Documentos

Consultar Arquivo

O tempo nas flores

Projecto Climaat - Webcam
Webcam Projeto Climaat
Spot Azores
Spot Azores