Câmara Municipal das Lajes das Flores

Loading

Notícias

Preço da gasolina volta a subir a partir de amanhã

Domingo, 27 de Maio de 2012

Preço da gasolina volta a subir a partir de amanhã

Subida da cotação nos mercados internacionais e quebra do euro travam seis semanas de quedas consecutivas dos preços nas bombas.

A factura da gasolina vai voltar a encarecer já a partir de amanhã. Fontes do sector sondadas pelo Económico apontam para uma subida de preço na ordem do meio cêntimo por litro para este combustível. Já o gasóleo deve baixar um cêntimo.

Os números mostram que na última semana a cotação do gasóleo desceu, ao contrário da gasolina, que viu o valor da tonelada métrica subir dos 991 dólares registados na semana passada para os 1005 dólares desta semana. E isto apesar de os preços do petróleo terem regredido cerca de 2%, a reflectir os receios em torno da crise europeia.

A contribuir para este aumento da gasolina "também pode estar a aproximação da 'driving season' nos Estados Unidos", explicam os peritos. Um período que vai sensivelmente do início de Junho ao início de Setembro e durante o qual o consumo de gasolina aumenta significativamente com as viagens de férias de boa parte da população.

Sinal disso é que os 'stocks' de gasolina nos EUA sofreram uma quebra de 3,3 milhões de barris na semana passada, ou 1,6%, muito acima do decréscimo de 200 mil barris antecipado pelo mercado.

Já o euro regista uma perda semanal de quase 2% face à nota verde, o que tem agravado os efeitos da subida dos preços dos combustíveis para os consumidores europeus, dado que a matéria-prima é negociada em dólares.

Recorde-se que o preço médio do gasóleo em Portugal está actualmente em 1,472 euros por litro, enquanto a gasolina custa em média 1,664 euros, de acordo com os dados disponibilizados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG). As cotações podem, no entanto, variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Segundo dados de Bruxelas, os preços praticados em Portugal são dos mais altos da União Europeia, razão pela qual o consumo tem vindo a decrescer. Em Março, último mês para o qual há dados disponíveis, o consumo de combustíveis rodoviários em Portugal caiu 7,4%, uma tendência que se arrasta desde Abril do ano passado, ou seja, há 11 meses.

Fonte:

Retroceder

Documentos

Consultar Arquivo

O tempo nas flores

Projecto Climaat - Webcam
Webcam Projeto Climaat
Spot Azores
Spot Azores